Publicações

Ano 2018

 

K-LAB: PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
JOSEMEIRE M. DIAS1, ANTONIO C. F. ATTA2, LILIAN M. DA SILVA3
II Colóquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação

RESUMO: O K-lab é um laboratório de pesquisas e desenvolvimento de projetos, processos educacionais e tecnológicos, constituindo-se como um dos projetos articuladores do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC da UNEB. Este artigo demarca o seu viés de aplicações potenciais da tecnologia na educação, enquanto processo criativo humano, a partir dos resultados já alcançados no percurso de existência do projeto. Nesse caminhar, elucidam-se: a evolução do laboratório de forma pós-embrionária a partir do projeto do jogo simulador de cidades, Kimera; a sua correlação nata com o desenvolvimento de pesquisas em Educação e Tecnologia e os resultados alcançados no desenvolvimento de projetos que exploram tecnologias diversificadas em processos educacionais, todos alicerçados na atuação colaborativa entre os pesquisadores do projeto e os sujeitos das instituições de ensino básico parceiras, alunos, professores e gestores.

 


JEDU-K: PRIMEIROS PASSOS DE UM GRUPO  COOPERATIVO DE JOGOS E EDUCAÇÃO
Autores: JUCY LOBO , JOEDSON ALVES
II Colóquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação

RESUMO: A articulação de atividades é um desafio para grandes grupos de pesquisa que desejam
manter uma coerência teórica e metodológica de suas produções. Este relato de experiência evidencia a
criação do grupo cooperativo JEDU-K. O grupo, além de investigar possibilidades pedagógicas sobre
Jogos e Educação, busca manter a coerência com as categorias teóricas do K-LAB e do GEOTEC. O
estabelecimento de um eixo de coerência entre as pesquisas acompanhadas pelo JEDU-K já pode ser
considerado um resultado conquistado.




ENTRE LUGARES – VOLUME 2

Já temos em fase de finalização o Livro Entre Lugares – Volume 2
Organizadores: Antonio Carlos Fontes Atta | Fabiana dos Santos Nascimento | Rosângela Patrícia de Sousa Moreira.


ENTRE LUGARES – VOLUME 1

Organizadores: Inaiá Brandão Pereira | Kátia Soane Santos Araújo | Tarsis de Carvalho Santos.
Nessa obra sobre os GEOTEC, estão alguns artigos do K-LAB.
Veja o [ sumário ]

Sinopse

Esta obra, intitulada de “Entre lugares: ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade”, anuncia experiências e reflexões construídas por pesquisadores e educadores da Rede Pública de Ensino, à luz das potencialidades das geotecnologias e valorização dinâmicas socioespaciais materializadas no Lugar, à constituição de processos formativos instituintes. Além disto, configura-se como marco da imersão e engajamento ao longo de 10 (dez) anos de existência do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC na Educação Básica e da composição de uma rede de pesquisadores na Bahia e no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1798-0
DOI: 10.24824/978854441798.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16×23 cm
Número da edição:1


Ano 2017

[LINK PARA EDITORA]

Autor(es): Gessilda Cavalheiro Müller; Tânia Maria Hetkowski; Gerusa Soares Pinheiro

SINOPSE

O tema desta coletânea situa-se no campo dos estudos da aprendizagem da Matemática, mais especificamente, sobre as estratégias de ensino, tendo como objetivo entrelaçar saberes de pesquisadores, professores e alunos e divulgar a produção sobre as estratégias de ensino e aprendizagem na Matemática.


Artigos Publicados no  EDUCERE – Congresso Nacional de Educação – é um evento realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social.

  • A CONCRETIZAÇÃO DO K-LAB E SUA PERSPECTIVA EDUCACIONAL
    Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA)
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  • AS GEOTECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE: POSSIBILIDADES DO JOGO-SIMULADOR KIMERA AO ENTENDIMENTO DAS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
    Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB)
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  • K-LABEDUC: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-INTERVENÇÃO-PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB)
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  • HIBRIDIZAÇÃO 360: UM MODELO DE ENSINO HÍBRIDO PARA DISCIPLINAS PRESENCIAIS
    Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA)
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Ano 2016

Organizadores: Tânia Maria Hetkowski e Maria Altina Ramos.

  • Capítulo de livro:
    Possibilidades e Práticas pedagógicas a partir da relação entre jogos digitais e geotecnologias. In: Tânia Maria Hetkowski e Maria Altina Ramos. (Org.). Tecnologias e processos inovadores na educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 111-132.
    Autores: Josemeire Machado Dias; Fabiana Nascimento e Inaiá Brandão Pereira

  • Capítulo do Livro:
    Jogo-simulador KImera: avaliação baseada em perspectivas. In: Lynn Alves; Isa de Jesus Coutinho. (Org.). Jogos digitais e aprendizagem. Fundamentos para uma prática baseada em evidências.. 1ed.São Paulo: Papirus, 2016, v. 1, p. 147-166.
    Autores: Josemeire Machado Dias; André Luiz Andrade Rezende e Tânia Maria Hetkowski

 

  • Artigo
    K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlândia. XXII Workshop de Informática na Escola, 2016. v. 1. p. 31.
    Autores: André Rezende; Fabiana Nascimento; Josemeire Dias; Iury Silva; Inaiá Bramdão Pereira e Andréa Lago. .

Ano 2015

 


Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações – Trilhas em construção
Autor(a): Lynn Alves e Jesse Nery (Org.)

  • Título do Capítulo:
    Kimera – Cidades imaginárias: um ensaio sobre as proposições teórico-metodológicas no desenvolvimento do jogo-simulador.
    Autores: 
    André Luiz Rezende, Fabiana Nascimento, Josemeire Dias, Tânia Maria Hetkowski

EDUCERE

  • JOGOS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Josemeire Machado Dias (UNEB), Tania Maria Hetkowski (UNEB), Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia -UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA)
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  • EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E “OLHAR ESPACIAL”: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO JOGO-SIMULADOR “KIMERA: CIDADES IMAGINÁRIAS”
    Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNEB), Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia -UNEB)
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  • ANALISE DA METODOLOGIA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL DA UNEB
    Telma Dias Silva dos Anjos (UNEB), Tânia Regina Dias Silva Pereira (UNEB), Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNEB)
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Ano 2014

Livro: Culturas Digitais e Espaço Escolar – EDUNEB

CULTURA DIGITAL E ESPAÇO ESCOLAR: diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças
Sempre atenta às discussões atuais da educação e das novas tecnologias, a EDUNEB lança o livro CULTURA DIGITAL E ESPAÇO ESCOLAR: diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças. No livro, as organizadoras trabalham as temáticas da inserção das novas tecnologias digitais na educação atual e as consequências das mesmas para o futuro da educação e do processo de ensino-aprendizado.

 


  • O MUSICAL KIMERA: CONSTRUÍDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA

    AUTORES: ACÁCIA ANGÉLICA MONTEIRO, ELIAQUIM ACIOLE DOS SANTOS JUNIOR, MARIA CRISTINA RIBEIRO DE JESUS MOTA

    Publicado no CONEDU – Congresso Nacional de Educação.
    Campina Grande Paraíba
     

  • CRIAÇÃO DA TRILHA MUSICAL DO JOGO
    SIMULADOR KIMERA – CIDADES IMAGINÁRIAS
    Acácia Angélica Monteiro – UNEB – acaciangelica@hotmail.com
    Eliaquim Aciole dos Santos JúniorPublicado no CONEDU – Congresso Nacional de Educação
    Campina Grande Paraíba

 

  • VII World Congress on Communication and Arts WCCA – Vila Real, Portugal
    Abril de 2014

    ARTE E DESIGN: criação dos Cinematics do jogo-simulador Kimera.
    Autoras: Gabriele Duque, Josemeire Dias, Tãnia Hetkowski
    BOOK OF ABSTRACTS – VII World Congress on Communication and Arts. April 20-23, 2014. Orgs. Claudio da Rocha
    Brito (ISBN 978-85-65992-33-6) & Melany M. Ciampi (ISBN 978-85-66680-33-1). Science and Education Research
    Council, COPEC – Vila Real: WCCA, 2014.
    [Anais e Resumos] [Artigo Completo]

Ano 2013

  • SBGAMES 2013 – São Paulo
    Outubro de 2013
    Avaliação de jogos educacionais digitais baseada em
    Perspectivas. Uma experiência através do Jogo-simulador Kimera
    Autores: Josemeire Dias, Inaiá Brandão, Fabiana Nascimento, Tânia Hetkowski, Tânia Pereira
    [Artigo Completo]
  • XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – Curitiba | ISSN 2176-1396
    Setembro de 2013
    Descobrindo o espaço nos jogos digitais: entre as
    Tramas do imaginário e as práticas do vivido
    Autores: Josemeire Dias, Fabiana  Nascimento, Walter Garrido, Tânia Regina Dias Silva, Inaiá Brandão
    [Artigo Completo]

 

  • EDUCERE – 2013
    Explorando práticas e processos tecnológicos na Educação Cartográfica
    [Artigo Completo]

Ano 2012

  • SBGAMES 2012 – Brasília
    A Gênese híbrida de um Design: O Caso do Jogo/Simulador Kimera – Cidades Imaginárias
    A Construção dos Personagens do Kimera à partir da Dialética da Produção e da Recepção
    Autores: André Luiz da Silva (Betonnasi)* Gustavo de Andrade* Josemeire Dias* Tânia Hetkowski*

 

  • Jogos e Mobile Learning – Portugal – Coimbra
    Outubro de 2012

    Kimera – Cidades Imaginárias: desenvolvimento de um jogo/simulador
    Autores: André L. Silva, Tânia M. Hetkowski, Gustavo Andrade e Josemeire Dias
    http://www.fpce.uc.pt/encontro.jml/
  • VIII Seminário de Jogos da UNEB – Salvador
    O entendimento do espaço através dos Jogos Digitais: Geotecnologias e  Ludicidade
    Autores: Tânia M. Hetkowski, Fabiana dos S. Nascimento
    Inaiá B. Pereira, Tânia R. D. S. Pereira, Walter Garrido
    [Artigo Completo]
  • Seminário de Jogos – Coimbra – 2012
    Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço;
  • ENDIPE – 2012
    XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas

    Aprendendo com Cidades Virtuais
    [Artigo Completo]
  • INTERCULTE -2012
    Aprendendo com cidades imaginárias

Ano 2011

Em 2011 publicamos o livro:

TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais
O propósito desta obra é convidar o leitor a refletir sobre temáticas contemporâneas e significativas à nova geração (jogos, simuladores, realidade aumentada, tecnologias digitais etc.) a partir da constituição de rede dialógica entre grupos de pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da empresa Conexum.

Páginas: 242
Editora EDUNEB


  • INTERCULTE -2011
    Educação Cartográfica e Cidades Virtuais