Ano 2017
Artigos Publicados no EDUCERE – Congresso Nacional de Educação – é um evento realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social.
- A CONCRETIZAÇÃO DO K-LAB E SUA PERSPECTIVA EDUCACIONAL
Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA)
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- AS GEOTECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE: POSSIBILIDADES DO JOGO-SIMULADOR KIMERA AO ENTENDIMENTO DAS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB)
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- K-LABEDUC: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-INTERVENÇÃO-PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB)
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- HIBRIDIZAÇÃO 360: UM MODELO DE ENSINO HÍBRIDO PARA DISCIPLINAS PRESENCIAIS
Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA)
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Ano 2016
- Capítulo de livro:
Possibilidades e Práticas pedagógicas a partir da relação entre jogos digitais e geotecnologias. In: Tânia Maria Hetkowski e Maria Altina Ramos. (Org.). Tecnologias e processos inovadores na educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 111-132.
Autores: Josemeire Machado Dias; Fabiana Nascimento e Inaiá Brandão Pereira
- Capítulo do Livro:
Jogo-simulador KImera: avaliação baseada em perspectivas. In: Lynn Alves; Isa de Jesus Coutinho. (Org.). Jogos digitais e aprendizagem. Fundamentos para uma prática baseada em evidências.. 1ed.São Paulo: Papirus, 2016, v. 1, p. 147-166.
Autores: Josemeire Machado Dias; André Luiz Andrade Rezende e Tânia Maria Hetkowski
- Artigo
K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlândia. XXII Workshop de Informática na Escola, 2016. v. 1. p. 31.
Autores: André Rezende; Fabiana Nascimento; Josemeire Dias; Iury Silva; Inaiá Bramdão Pereira e Andréa Lago. .
Ano 2015
Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações – Trilhas em construção
Autor(a): Lynn Alves e Jesse Nery (Org.)
- Título do Capítulo:
Kimera – Cidades imaginárias: um ensaio sobre as proposições teórico-metodológicas no desenvolvimento do jogo-simulador.
Autores: André Luiz Rezende, Fabiana Nascimento, Josemeire Dias, Tânia Maria Hetkowski
EDUCERE
- JOGOS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Josemeire Machado Dias (UNEB), Tania Maria Hetkowski (UNEB), Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia -UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA)
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- EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E “OLHAR ESPACIAL”: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO JOGO-SIMULADOR “KIMERA: CIDADES IMAGINÁRIAS”
Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNEB), Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia -UNEB)
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- ANALISE DA METODOLOGIA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL DA UNEB
Telma Dias Silva dos Anjos (UNEB), Tânia Regina Dias Silva Pereira (UNEB), Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNEB)
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Ano 2014
Livro: Culturas Digitais e Espaço Escolar – EDUNEB
-
O MUSICAL KIMERA: CONSTRUÍDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA
AUTORES: ACÁCIA ANGÉLICA MONTEIRO, ELIAQUIM ACIOLE DOS SANTOS JUNIOR, MARIA CRISTINA RIBEIRO DE JESUS MOTA
Publicado no CONEDU – Congresso Nacional de Educação.
Campina Grande Paraíba
- CRIAÇÃO DA TRILHA MUSICAL DO JOGO
SIMULADOR KIMERA – CIDADES IMAGINÁRIAS
Acácia Angélica Monteiro – UNEB – acaciangelica@hotmail.com
Eliaquim Aciole dos Santos JúniorPublicado no CONEDU – Congresso Nacional de Educação
Campina Grande Paraíba
- VII World Congress on Communication and Arts WCCA – Vila Real, Portugal
Abril de 2014
ARTE E DESIGN: criação dos Cinematics do jogo-simulador Kimera.
Autoras: Gabriele Duque, Josemeire Dias, Tãnia Hetkowski
BOOK OF ABSTRACTS – VII World Congress on Communication and Arts. April 20-23, 2014. Orgs. Claudio da Rocha
Brito (ISBN 978-85-65992-33-6) & Melany M. Ciampi (ISBN 978-85-66680-33-1). Science and Education Research
Council, COPEC – Vila Real: WCCA, 2014.
[Anais e Resumos] [Artigo Completo]
Ano 2013
- SBGAMES 2013 – São Paulo
Outubro de 2013
Avaliação de jogos educacionais digitais baseada em
Perspectivas. Uma experiência através do Jogo-simulador Kimera
Autores: Josemeire Dias, Inaiá Brandão, Fabiana Nascimento, Tânia Hetkowski, Tânia Pereira
[Artigo Completo]
- XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – Curitiba | ISSN 2176-1396
Setembro de 2013
Descobrindo o espaço nos jogos digitais: entre as
Tramas do imaginário e as práticas do vivido
Autores: Josemeire Dias, Fabiana Nascimento, Walter Garrido, Tânia Regina Dias Silva, Inaiá Brandão
[Artigo Completo]
- EDUCERE – 2013
Explorando práticas e processos tecnológicos na Educação Cartográfica
[Artigo Completo]
Ano 2012
- SBGAMES 2012 – Brasília
A Gênese híbrida de um Design: O Caso do Jogo/Simulador Kimera – Cidades Imaginárias
A Construção dos Personagens do Kimera à partir da Dialética da Produção e da Recepção
Autores: André Luiz da Silva (Betonnasi)* Gustavo de Andrade* Josemeire Dias* Tânia Hetkowski*
- Jogos e Mobile Learning – Portugal – Coimbra
Outubro de 2012
Kimera – Cidades Imaginárias: desenvolvimento de um jogo/simulador
Autores: André L. Silva, Tânia M. Hetkowski, Gustavo Andrade e Josemeire Dias
http://www.fpce.uc.pt/encontro.jml/
- VIII Seminário de Jogos da UNEB – Salvador
O entendimento do espaço através dos Jogos Digitais: Geotecnologias e Ludicidade
Autores: Tânia M. Hetkowski, Fabiana dos S. Nascimento
Inaiá B. Pereira, Tânia R. D. S. Pereira, Walter Garrido
[Artigo Completo] - Seminário de Jogos – Coimbra – 2012
Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço;
- ENDIPE – 2012
XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas
Aprendendo com Cidades Virtuais
[Artigo Completo] - INTERCULTE -2012
Aprendendo com cidades imaginárias
Ano 2011
Em 2011 publicamos o livro:
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais
O propósito desta obra é convidar o leitor a refletir sobre temáticas contemporâneas e significativas à nova geração (jogos, simuladores, realidade aumentada, tecnologias digitais etc.) a partir da constituição de rede dialógica entre grupos de pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da empresa Conexum.
Páginas: 242
Editora EDUNEB
- INTERCULTE -2011
Educação Cartográfica e Cidades Virtuais