Jogos e Educação

Jogos e Educação

 

Os jogos fazem parte do cotidiano de crianças, jovens e adultos, em diferentes contextos. Sua capacidade de estabelecer interações lúdicas, tensionando a realidade para cenários alternativos e promovendo um exercício de liberdade a partir de regras e objetivos nem sempre bem definidos, permite a criação de cenários de aprendizagem significantes.

No K-Lab os jogos encontram a dimensão crítica do espaço e sua relação com a educação, apresentando um potencial de utilização como artefatos geotecnológicos. A capacidade de ressignificar o espaço vivido dos estudantes e a possibilidade de promover discussões relevantes para a transformação desse espaço evidenciam a relevância dos jogos para o trabalho realizado pelo K-Lab e justificam a criação de um grupo cooperativo baseado na temática de jogos e educação.

Objetivo Geral

  • Promover interações lúdicas na escola a partir da utilização de jogos e gamificação, seguindo uma abordagem geotecnológica, de forma a ampliar a percepção dos educandos com relação ao espaço vivido e desenvolver com eles uma perspectiva crítica e transformadora.

Objetivos Específicos

  • Explorar o referencial teórico sobre jogos, gamificação e geotecnologias, de forma a difundir conhecimentos internamente com o K-Lab;
  • Representar o K-Lab através da socialização e discussão sobre os aspectos teóricos e práticos das pesquisas realizadas na área de Jogos e Educação;
  • Planejar e executar atividades nas escolas, seguindo uma abordagem participativa, que valorize a tríade universidade-escola-comunidade.

Última atualização: 29/08/2018