Pesquisadores

O K-Lab é um projeto articulador do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e liderado pela Professora Dra. Tânia Maria Hetkowski.

Integram o K-Lab os seguintes Pesquisadores:


Josemeire Machado Dias – Coordenação do K-Lab
Doutora em Educação e Contemporaneidade – UNEB
Professora UNEB | Curso Design |  Professora GESTEC
Pesquisadora da Agência de Inovação – UNEB


André Luiz Souza da Silva (Betonnasi)
Doutor em Comunicação – UFBA
Professor UNEB | Curso Design |  Professor GESTEC



Antonio Carlos Fontes Atta – ATTA
Doutorando em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC
Orientando da Professora Tânia Hetkowski
Mestre em Computação – UNICAMP
Professor UNEB – Sistemas de Informação



Gerusa Soares Pinheiro | Doutoranda 
PPGEduC
Orientanda da Professora Tânia Hetkowski
Título do Projeto: Desvelando o cenário Ensino de Matemática na Formação dos Professores: uma experiência com o Ensino Fundamental I na Rede Pública Municipal de Salvador-Bahia
Situação: Qualificação prevista para setembro de 2017.



André Luiz de Andrade Rezende
Doutor em Educação e Contemporaneidade – UNEB
Instituto Federal Baiano


 


Fabiana dos Santos Nascimento | Doutoranda
PPGEduC
Orientanda da Professora Tânia Hetkowski
Título do Projeto: Entre o trânsito e o transeunte: percursos de pesquisa e formação à potencialização de práticas da/na cidade
Situação: Defesa prevista para dezembro de 2017.



Andréa Ferreira Lago | Doutoranda
PPGEduC
Orientanda da Professora Tânia Hetkowski
Título do Projeto
: Crianças que programam jogos digitais: o processo de (Multi)letramento a partir da interação com linguagem de programação em contexto escolar.
Situação: Qualificação prevista para setembro 2017


Leandro Coelho Correia | Mestrando PPGEduC
Orientando da Professora Tânia Hetkowski
Título do Projeto: Educação em Urbanismo: Mediando o ensino de urbanismo através do Minecraft
Situação: Ingresso 2017

 


Inaiá Brandão Pereira| Doutorando
PPGEduC
Orientando da Professora Tãnia Hetkowski
Título do Projeto: Dinâmicas Socioespaciais e Geotecnologias: potencialidades aos processos formativos multirreferencias na Educação Básica
Situação: Qualificação prevista para junho de 2018.


 


Iury
Barreto da Silva | Mestre GESTEC
K-ágora como proposição geotecnológica para entendimento das dinâmicas socioespaciais….



Nina Flora Miranda Lucas
| Mestre | GESTEC
Foi orientanda da Professora Tânia Hetkowski
Letramento citadino: potenciais do K-ágora com alunos do
Ensino Fundamental I da Rede Municipal
Defesa realizada em 26 de abril de 2018



Cleber de Jesus Figueiredo
| Mestrando | GESTEC
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
As potencialidades das estratégias de gamificação aplicadas na educação física enquanto cultura corporal de movimento:  contribuições na Educação Básica
Situação: Ingresso 2017



Lucas  Muniz Pimenta
| Mestrando | GESTEC
Título do Projeto: Antes do Kimera – Uma expansão transmidiática: Memorial Reflexivo sobre o uso de quadrinhos em sala de aula na escola Álvaro da Franca Rocha
Situação: Defesa em Julho de 2017


 


Marcus Vinícius Cordeiro Sampaio
| Mestrando | GESTEC
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
Título do Projeto: O uso do filme de animação como mediador do processo de aprendizagem de história geral no ensino fundamental
Ingresso 2017



Pedro Artur 
| Mestrando | GESTEC
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
O fortalecimento das relações identitárias através dos cursos de produção audiovisual no IFBA em Santo Antônio
Ingresso 2017



Danilo Sérgio Campos Dias 
| Mestrando | GESTEC
Orientando do Professor: André Betonnasi
Título do Projeto: Histórias em Quadrinhos e Jogos Educativos Digitais: um entrelaçamento possível nas narrativas gráficas…..
Ingresso 2017



Alessandro | Mestrando GESTEC
Orientando do Professor: André Betonnasi
Previsão de defesa em: março 2019


 


Evaldo Bispo do Nascimento – Mestrando | GESTEC
Orientando do Professor: André Betonnasi
Título do Projeto: Ataîru – Companheiros de Viagem. jogo referente à cultura indígena brasileira,
Previsão de defesa em: março 2019



Jorge Sampaio Farias
Resumo do Lattes:
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1978) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal da Bahia (1998). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus I – Salvador). Coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Redes de Computadores, CST em Jogos Digitais e Engenharia de Computação da Kroton Educacional na Faculdade Unime de Ciências Exatas e Tecnológicas (UNIME Lauro de Freitas). Lecionou várias disciplinas com foco em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Atuou profissionalmente em empresas da área de informática tendo desenvolvido e gerenciado projetos nas áreas de sistemas de informação e redes de computadores.



Mateus Sampaio de Sousa
Orientando do Professor: André Betonnasi
Proposta de projeto: Era Uma Vez…História em Quadrinhos na construção de conhecimento histórico: uma proposta de ensino com os discentes do Colégio Militar de Salvador – Pituba.
Ingresso: 2018



Jucy Eudete Lôbo
Orientanda do Professor: André Betonnasi
Gamificação e a arte de M.C. Escher: uma proposição metodológica para o ensino médio com intermediação tecnológica
Ingresso: 2018



Leomir Costa de Oliveira
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
Projeto: Web TV IFBA: a construção de um programa com os alunos e para os alunos.
Proposta de trabalho
Ingresso: 2018



Joedson Alves Oliveira
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
Projeto:  Gamificação: A utilização das estruturas de videogame como instrumento de contribuição para a aprendizagem de língua inglesa
Ingresso: 2018

Deusdedite Cerqueira Peixoto Junior
Orientando de Tânia Maria Hetkowski
Projeto o desenvolvimento de um aplicativo para aprendizagem de raciocínio lógico e funções matemáticas.