AntonioDias_20_03_2019_Forum

CINTERGEO 2019

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através dos Grupos de Pesquisa GEOTEC – Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade e GIPRES – Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade, promoverá nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2019 o evento CINTERGEO – Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias que reúne também, além da segunda edição do congresso, o VI Simpósio de Cartografia para Escolares – SIMCAES e o VII Encontro de Pesquisadores da Rádio – RÁDIO como eventos integrados. A articulação entre os três eventos, tem o objetivo de promover reflexões e difundir práticas pedagógicas e de pesquisa relativas as intervenções na Educação, em especial, no que concerne as temáticas contemporâneas: Geotecnologias, Representações Sociais e Cartografia para escolares. Essa interlocução entre os Grupos de Pesquisa, seus professores, pesquisadores e comunidade científica visa aproximar a Universidade das ações e experiências promovidas na Educação Básica.

Nos dias 27 e 28 de maio, o evento será realizado no IAT – Instituto Anísio Teixeira, enquanto que no dia 29 de maio, as ações direcionadas aos pesquisadores juniores/estudantes da educação básica, ocorrerão no Colégio Estadual Polivalente do Cabula e Colégio Estadual Governador Roberto Santos.

A programação do evento busca atender estudantes do ensino básico e superior, professores, pesquisadores e demais interessados em evidenciar a importância da educação e suas práticas, no contexto contemporâneo. A programação contempla apresentação de trabalhos orais, pôsteres (submetidos em formato de resumo ou resumo expandido), palestras, apresentações culturais, entre outros.

A participação no evento é gratuita. Os interessados podem realizar a inscrição e a submissão de trabalhos através do site http://cintergeo.uneb.br/ onde todas as demais informações sobre os eventos estarão concentradas.

Informações adicionais 

 

AntonioDias_20_03_2019_Forum

IdentDOC: tecendo nossas histórias (Documentário)

O IdentDoc é uma produção do mestrando, agora Mestre, Pedro Arthur Nascimento.

“IdentDOC: tecendo nossas histórias” é um curta-documentário produzido coletivamente com alunos, monitores, professores e gestores do projeto Tecendo Histórias e do curso de extensão Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-Metragem, do IFBA campus Santo Antônio de Jesus. O objetivo é mostrar a importância da valorização das identidades em Santo Antônio de Jesus por meio do vídeo, com a intenção de estimular o uso e a produção audiovisual em outros ambientes escolares a fim de possibilitar a relação de pertencimento entre a escola e a comunidade. Este projeto faz parte do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, presente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente no K-LAB, que é um Laboratório Educacional destinado à construção e qualificação de processos formativos e educacionais, por meio da elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, práticas e processos tecnológicos.

DIREÇÃO PEDRO ARTHUR NASCIMENTO e EQUIPE
ORIENTAÇÃO JOSEMEIRE MACHADO DIAS

Download do Trabalho


Dissertacao_PedroNascimento_final_corrigida

AntonioDias_20_03_2019_Forum

Último encontro do ano do GEOTEC

Dia 12 de dezembro o GEOTEC realizou a sua última reunião do ano de 2018. Durante o Encontro grupo fez uma avaliação do semestre e planejamentos para o ano de 2019. Na pauta consta atividades como o CINTERGEO e leituras e estudos de textos a serem realizadas. Também não faltou a confraternização do Grupo, que esse ano foi realizado no Restaurante La Celestrina.

O retorno do GEOTEC será no dia 06 de Fevereiro para discutir o CINTERGEO

Reunião na UNEB

Confraternização no Restaurante La Celestrina (EndereçoR. São Paulo, 73 – Tancredo Neves, Salvador – BA, 41207-220)

AntonioDias_20_03_2019_Forum

Parceria do K-Lab com o Curso de Design da UNEB

E o K-lab está presente também no Curso de Design da UNEB. Além dos professores que integram o K-Lab e são professores do curso, a exemplo de Betonnasi, Josemeire e Marcus Sampaio, o K-lab tem auxiliado em bancas de TCC do curso levando os seus conhecimentos para auxiliar os alunos do curso, como foi a Banca de TCC1 da aluna Bruna Santos Alves, orientando pela professora Josemeire Machado Dias que teve como banca examinadora os professores: Leomir Costa e Leandro Coelho.

AntonioDias_20_03_2019_Forum

Qualificação de Marcus Sampaio

Qualificação do trabalho de Marcus Vinícius Cordeiro Sampaio, intitulado: “O USO DO FILME DE ANIMAÇÃO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: FILME DE ANIMAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS-BA”.  O trabalho orientado pela Dra. Josemeire Machado Dias, teve como a banca examinador o Dr. Djalma Fiuza da Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Dr. Adriano Anunciação Oliveira – UFRB e Dr. Marcelo Marcelo  Souza Oliveira – IFBaiano. O evento foi realizado no dia  5 de dezembro de 2018.

AntonioDias_20_03_2019_Forum

Qualificação de Evaldo Bispo Nascimento

Na última sexta, 7 de dezembro, foi a vez de Evaldo Bispo Nascimento se apresentar para qualificação do seu mestrado no Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC. Intitulado: Registro de Performance de artistas contemporâneos discutindo arte e educação na Escola Estadual Kleber Pacheco em Lauro de Fretas. O trabalho orientado por Dr. André Luiz Souza da Silva (Betonnasi) teve como banca examinadora os professores: Dr. Marcelo Santos Medeiros – Universidade Federal do Recôncavo e Dra. Josemeire Machado Dias da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

 

AntonioDias_20_03_2019_Forum

II Colóquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação

II Colóquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação.

Cultura Digital e Educação: Desafios da contemporaneidade

Palestrantes:

  • Prof. Me. Antônio Carlos Fontes Atta (UNEB)
  • Profa. Ma. Andrea Ferreira Lago (UNEB)
  • Prof. Me. Társis de Carvalho Santos (UNEB)
  • Mediadora: Profa. Dra. Josemeire Machado Dias (UNEB

Site do Evento: https://doity.com.br/coinpae2/


Foto: Andréa Ferreira lago; Tarsis Carvalho; Antonio Carlos Fontes Atta e Josemeire Machado Dias

Integrantes do GEOTEC / UNEB