a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

Encerramento do Curso de Especialização: Curso de Especialização em Educação, Processos Tecnológicos e Práticas Inovadoras

Hoje, 21/07/2018, no auditório Jurandir Oliveira, na UNEB – Cabula, foi realizada a etapa final de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização  em Educação, Processos Tecnológicos e Práticas Inovadoras, desenvolvido pelo GEOTEC,  FORTEC / GESTEC, para professores da Rede Pública de ensino Municipal.

OS seguintes Integrantes do GEOTEC/K-Lab foram professores e orientadores do curso:

  1. Andrea Ferreira Lago;
  2. Antonio Fontes Atta
  3. Fabiana dos Santos Nascimento
  4. Gerusa Soares PInheiro
  5. Inaiá Brandão Pereira
  6. Josemeire Machado Dias

A seguir são disponibilizadas algumas fotos da etapa realizada hoje.

 

a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

Retorno às atividades de Pesquisa 2018-2

Hoje, 18/07/2018, foi o retorno oficial às atividades de Pesquisa do GEOTEC para  esse segundo semestre de 2018. Para esse encontro estava programada a leitura e discussão sobre o texto de Milton Santos: O professor como intelectual na sociedade contemporânea, porém tivemos outras discussões e demandas que serão enviadas em breve aos integrantes.

Foto do Fórum de Pesquisa | 18/07/2018

a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

Qualificação de Danilo Dias

Hoje foi a qualificação de Danilo Sérgio Campos Dias, para o trabalho inicialmente intitulado: Kimera Analógico: a tradução de um universo em expansão para o letramento cartográfico no Ensino Fundamental I. Danilo é orientando de André Luiz Souza da Silva (Betonnasi) e a sua banca contou com as presenças das professoras: Lynn Alves (UFBa) e Josemeire Dias (UNEB). 

a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

K-Lab e Geotec finalizam o semestre com encontro conjunto e lançamento de livro

O K-lab encerrou o semestre 2018.1 nesta quarta-feira, 13 de junho, com um grande encontro com todos os pesquisadores dos projetos articuladores e o lançamento do livro Entre Lugares, organizado pelos pesquisaores: Inaiá Brandão (K-Lab), Tarsis de Carvalho (RedePub) e Kátia Soane (Rádio).

O retorno às atividade do K-Lab está marcado para 4 de julho com o Fórum de Pesquisa.

ENTRE LUGARES:
ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade
Volume 1

Autores: Inaiá Brandão Pereira – Kátia Soane Santos Araújo – Tarsis de Carvalho Santos (Orgs).

Editora CRV

a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

Integrantes do GEOTEC participam de Grupo Focal com Lucidio Bianchetti


Foto: Integrantes do GEOTEC. Local: HOtel Vila Mar – Amaralina. Salvador/Ba

Dia 23 de maio de 2018, integrantes do GEOTEC, representando os três projetos articuladores (K-Lab, Rádio e Redepub), participaram do Grupo Focal do professor Lucidio Bianchetti para contribuição com a sua pesquisa: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE ORIENTADORES DE DISSERTAÇÕES E TESES: De uma prática intuitivo-individual à uma práxis coletivo-grupal em vias de formalização/afirmação. Em direção a uma pedagogia´ da orientação.

Descrição da Pesquisa de Lucídio: “A orientação, na PG stricto sensu, passou de uma ascética menção ao pós-graduando como alguém a ser ?orientado por um diretor de estudos? (Parecer 977/65), à explicitação da necessidade de criação de um eficiente sistema de orientação, (Cf. V Plano Nacional de Pós-graduação – 2005-2010). Em fontes diversas buscaremos compreender como, em pouco mais de 60 anos de PG no Brasil, uma atividade eminentemente privada, individual (orientador-orientando), improvisada, espontânea e intuitiva, foi sendo transformada em uma práxis coletiva, ganhando cada vez mais foro público, via grupos/redes de pesquisa. Muitas iniciativas, no Brasil e exterior, particularmente na União Europeia, a partir do Processo de Bolonha, estão sendo desencadeadas no sentido de caminhar para práticas formativas de orientadores, a ponto de estar sendo demandada a constituição de uma didática, de uma Pedagogia da orientação, seja em obras qualificadas, seja em manuais que poderiam ser caracterizados como sendo de ´autoajuda´ para orientandos e orientadores. O crescente processo de internacionalização da educação e o predomínio de um particular capitalismo na universidade, o chamado capitalismo acadêmico, estão na base de processos cada vez mais indutivos, heterônomos, resultando na intensificação do trabalho, no produtivismo acadêmico, na preocupação com rankings, resultando em competição exacerbada. Em termos de metodologia nos apoiaremos em métodos mistos, a fim de compreender este campo científico da PG, onde se constrói um saber e se exerce um poder, no processo de formação e atuação dos orientadores de dissertações e teses. No que diz respeito à empiria faremos inserções em alguns grupos de pesquisa, no Brasil e de outros países, visando apreender como atuam na formação dos orientadores e os avanços na constituição ou formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional, redes acadêmicas e ainda redes de colaboração e como estas iniciativas podem contribuir para a redefinição da função orientadora”. 

Fonte: Lattes do Pesquisador

a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

Leandro Correia apresenta o GEOTEC e o seu projeto no Parque Tecnológico da Bahia

No dia 4 de maio foi a vez de Leandro Correia, integrante do GEOTEC / K-Lab, apresentar o Grupo e o seu brilhante trabalho de mestrado no Parque tecnológico da Bahia. O evento realizado pela Agência de Inovação da UNEB e da Gerência de Pesquisa, contou com a presença de importantes representantes da área de tecnlogia e inovação da Bahia, a exemplo de Rodrigo Hita, novo  Secretário de Ciência e Tecnologia, Lázaro Raimundo dos Passos Cunha, FAPESB, Tãnia Maria Hetkowski, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Grdauação da UNEB, KIm de Vasconcelos coordenador da agência de inovação, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Gerente de Pesquisa da UNEB, além de outras personalidades do cenário baiano.

Algumas Fotos da apresentação de Leandro Correia:

a1a081f6-bd40-4088-a4d0-494f232781b6

Mais um integrante no K-Lab

E hoje o K-Lab recebeu na sua reunião de projeto o pesquisador Deusdedite Cerqueira Peixoto Junior

Atualmente Deusdedite é Coordenador de Tecnologia da Informação, no Instituto Federal da Bahia Campus Simões Filho. Possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2004) e Pós-graduação na área de Rede de Computadores. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Computação.

É orientando de Tânia Maria Hetkowski e tem uma proposta inicial de projeto o desenvolvimento de um aplicativo para aprendizagem de raciocínio lógico e funções matemáticas. Ele fará parte do K-Mat.